A ceia de Natal é um momento de confraternização que carrega simbolismo e religiosidade. Ao redor do mundo, pessoas compartilham de uma mesa farta de alimentos na véspera de Natal, celebração que ganhou pratos típicos natalinos.
A tradição de fazer a ceia de natal surgiu na Europa, quando era comum que as famílias deixassem as portas das casas abertas para receber viajantes e peregrinos que passassem pela vizinhança. Eles recebiam esses hóspedes que confraternizavam com a família que os recebia e nesse acolhimento era servido um jantar com diversos pratos.
Isso acontecia na véspera de Natal, data significativa para os cristãos. O ato da ceia simboliza a última ceia de Jesus Cristo ao lado de seus discípulos. Assim, o sentido da reunião das pessoas ao redor da mesa é o verdadeiro significado da ceia de Natal.
Esse costume logo se espalhou pelo mundo e, então, cada país acrescentou suas próprias características ao momento de celebração. Na França, é comum cear com frutos do mar, já os italianos comemoram com macarrão recheado, e na Grécia o prato típico dessa época é um pão especial com linguiça de porco. No Brasil, existem comidas que são o carro-chefe da ceia, como veremos a seguir.
Peru
Um dos pratos salgados mais tradicionais do Natal é o peru. Essa tradição começou com os norte-americanos, baseada na cultura do Dia de Ação de Graças nos EUA. Aqui no Brasil, é comum haver adaptações e variações, substituindo o prato principal por chester ou tender decorado com cravos-da-índia.
Panetone
O pão com frutas cristalizadas inventado na Itália agradou o paladar brasileiro e entrou para o cardápio natalino. O “Pan de Tone” chegou ao Brasil no século XIX, trazido por imigrantes europeus, e ganhou diferentes versões como o “chocotone”.
Salpicão
O salpicão é uma espécie de salada que se tornou um dos acompanhamentos presentes na ceia natalina, cuja receita leva ingredientes como frango desfiado, batatas, cenoura, uvas passas, nozes picadas e outros condimentos. Esse prato é comum na culinária mexicana e francesa.
Farofa
A farofa está presente no prato dos brasileiros durante todo o ano, mas no Natal ganha versões especiais, com uva passa, azeitona, maçã, banana, pedaços de bacon, etc...a mistura fica a critério de cada pessoa.
Pavê
O pavê é aquela sobremesa natalina que virou piada (“é pavê ou para comer?”). Esse doce tem origem francesa, cujo nome original em francês “pavage” significa “pavimento", uma montagem de pedras e concreto. Tal significado faz referência à estrutura do pavê.
Rabanada
A rabanada é um doce muito comum na ceia de Natal. De origem portuguesa, ela é feita com pão e açúcar e se tornou uma sobremesa típica dessa época do ano.
E para você que vai receber visitas nesse Natal e quer entrar no clima natalino, temos a maior variedade em utensílios! Não passe apurado na hora de servir os seus pratos, corra já para uma de nossas lojas e garanta o seu Natal sem contratempos.
Lojas Tudo 10
Lojas Tudo 10
Lojas Tudo 10
Lojas Tudo 10
Lojas Tudo 10
Lojas Tudo 10
Lojas Tudo 10
Lojas Tudo 10
Lojas Tudo 10
Lojas Tudo 10
Lojas Tudo 10
Lojas Tudo 10
Lojas Tudo 10
Lojas Tudo 10
Lojas Tudo 10
Lojas Tudo 10
Lojas Tudo 10